Psicologia da aprendizagem

· 7 min read
Psicologia da aprendizagem

Ou seja, memória é algo dinâmico, sempre relacionada ao ato de aprender, e que se altera durante toda a nossa vida. Na construção de uma aprendizagem significativa, cabe ao educador levar em conta a perspectiva do educando, como forma de qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Partindo de conceitos simples é possível a criança diferenciar conceitos e chegar até outros mais complexos, não só a criança, mas todo o indivíduo que está inserido no processo de aprendizagem, seja de modo formal ou informal. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra. Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a atribuição de outros significados. Tem origem, então, a estrutura cognitiva (os primeiros significados), constituindo-se nos ‘pontos básicos de ancoragem’ dos quais derivam outros significados”. A transferência é o processo pelo qual o conhecimento adquirido em uma situação é aplicado em outra situação.

Aprendizagem da criança autista: Como desenvolver seu filho?

O comportamento antissocial na infância é um assunto que precisa de atenção especial por parte dos pais e educadores. Também o reforço pode e é importante ser utilizado nos diferentes momentos que compõem a realização de uma tarefa, sendo esta uma forma de manter a motivação e promover a autoeficácia percebida. Porém, com o tempo, a recuperação é cada vez mais sustentável apenas por representações neocorticais, que são configurações elétricas e químicas em redes neurais distribuídas no neocórtex e que representam nossas ‘lembranças’. Importante destacar que essas estruturas sofrem diminuição de densidade em função do processo natural de envelhecimento. Considerando nossas memórias autobiográficas, a notícia ruim é que não temos autonomia para decidir o que vai ser memorizado.

A Psicologia da aprendizagem A APRENDIZAGEM COMO OBJETO DE ESTUDO

Esses programas podem incluir atividades de desenvolvimento socioemocional, grupos de apoio e workshops para educadores e famílias. A avaliação psicoeducacional é uma ferramenta usada pelos psicólogos escolares para identificar as necessidades específicas de aprendizagem dos alunos, bem como possíveis dificuldades emocionais e comportamentais. Essa avaliação auxilia na elaboração de planos de intervenção individualizados para ajudar os estudantes a alcançarem seu pleno potencial. A Psicologia da aprendizagem é uma área de estudo da Psicologia que se debruça sobre a compreensão dos fatores que influenciam os processos de aprendizagem. Neste âmbito, destacam-se assim o estudo das temáticas da motivação/desmotivação escolar, a aprendizagem autorregulada, a perceção de autoeficácia e o locus de controlo no aprender.

Volta às Aulas:

  • As relações entre aprendizagem e aspectos afetivos, como a motivação e as emoções, são exploradas especialmente no capítulo dez, Motivação.
  • Esse fenômeno, estudado desde a década de 1970 por Mark Rosenzweig e seus colaboradores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, recebe o nome de plasticidade neural e comportamental, e não é exclusividade de ‘cérebros jovens’.
  • Isto significa que a aprendizagem não pode ser considerada somente como um processo de memorização ou que emprega apenas o conjunto das funções mentais ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, pois todos estes aspectos são necessários.
  • Quanto mais se sabe sobre a dinâmica da aprendizagem, por outro lado, melhores estratégias educacionais podem ser concebidas e melhor uso pode ser feito das capacidades mentais inatas humanas .
  • Hoje, não é difícil encontrar instituições que investem neste tipo de abordagem para melhorar as interações e aprimorar o processo educacional.

Além dessas teorias, a Psicologia da Aprendizagem também se baseia em estudos sobre a memória, a atenção, a motivação e outros processos cognitivos que influenciam a aquisição de conhecimento. Essas bases teóricas são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes. A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem é uma área da psicologia que se ocupa de estudar e de intervir nos processos de aprendizagem humana, considerando as suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais. Essa área busca compreender como os indivíduos aprendem em diferentes fases da vida, desde a infância até a velhice, e em diferentes contextos, como a família, a escola, o trabalho, o lazer, entre outros.

Atenção

É a capacidade de aprender que torna possível às gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso. Porém, devemos lembrar que não aprenderemos somente os comportamentos que nos tornarão melhores, mais capazes ou mais felizes. Uma das queixas mais frequentes e comuns entre idosos do mundo todo se refere à perda de memória. E normalmente, para além dos efeitos da idade avançada, o problema está associado a sintomas depressivos e ansiosos, baixa escolaridade e síndromes demenciais. Com base em seus estudos, fica clara papel da criança como um agente ativo na aprendizagem, desta forma o foco que anteriormente se remetia a escola, volta à atenção para o sujeito que conhece. Suas investigações se basearam no processo de aquisição e elaboração de conhecimentos pela criança, seu foco de concentração assim como o de Piaget, está nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e a escrita.

Atividades Interpretação de Texto:

Cabe ao pedagogo, portanto, conhecer, analisar, comparar, criticar e integrar essas teorias, de acordo com os objetivos, os conteúdos, as metodologias, as estratégias e as avaliações que pretende utilizar em sua prática educativa. A psicologia escolar é uma área fundamental no campo da educação, que busca compreender e melhorar a interação entre estudantes, professores e o ambiente educacional. Hoje, não é difícil encontrar instituições que investem neste tipo de abordagem para melhorar as interações e aprimorar o processo educacional. A aprendizagem é um processo complexo e dinâmico, que envolve a aquisição, a retenção e a modificação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, por meio da experiência e da interação com o ambiente. A aprendizagem é um dos fenômenos mais importantes e universais da vida humana, pois permite ao indivíduo se adaptar, se transformar e se desenvolver ao longo de sua existência.

A Psicologia da Aprendizagem

Segundo essa teoria, o comportamento humano é moldado por meio de estímulos e recompensas. Ou seja, as pessoas aprendem através da associação entre estímulos e respostas, sendo recompensadas quando apresentam comportamentos desejados.  O construtivismo social é uma teoria que combina elementos do constructivismo e do cognitivismo, destacando a importância do contexto social na aprendizagem. Segundo essa perspectiva, a aprendizagem ocorre por meio da interação com outras pessoas, em que o conhecimento é construído coletivamente por meio de diálogos e trocas de experiências.

Copa do Mundo

Portanto, a relação entre psicologia e aprendizagem na pedagogia é um tema importante e atual, que pode despertar a curiosidade e o interesse de quem se dedica ou pretende se dedicar à educação. Como vimos, a pós-modernidade traz novos desafios e possibilidades para a pedagogia, ao exigir uma revisão dos conceitos e dos métodos pedagógicos tradicionais, que não dão conta da diversidade cultural e de valores que caracteriza a sociedade atual. A pós-modernidade requer uma pedagogia que seja capaz de  lidar com o multiculturalismo e a pluralidade de valores, de forma a promover uma educação que respeite, valorize e inclua todos os alunos, e que contribua para a formação de cidadãos críticos, criativos, autônomos, solidários e éticos. Junto com a pedagogia , a aprendizagem da psicologia faz parte das principais disciplinas da aplicação escolar e acadêmica , orientando seus processos e definindo os  objetivos a serem alcançados, bem como um critério de avaliação para poder definir o quão perto está de o fazer.

  • Através de pesquisas e experimentos, os psicólogos da aprendizagem buscam desenvolver teorias e estratégias que possam otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
  • Na construção de uma aprendizagem significativa, cabe ao educador levar em conta a perspectiva do educando, como forma de qualificar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Com base em seus estudos, fica clara papel da criança como um agente ativo na aprendizagem, desta forma o foco que anteriormente se remetia a escola, volta à atenção para o sujeito que conhece.
  • A atenção é um processo fundamental para a aprendizagem, pois permite que o indivíduo se concentre em determinados estímulos e informações.
  • As tarefas a serem aprendidas são tão complexas e importantes que não podem ser deixadas para obra do acaso.
  • Neste sentido, a Psicologia da aprendizagem pode ajudar a compreender e optimizar processos não só no início da escolaridade, mas também em fases mais avançadas da mesma (e.g. ensino superior).

No contexto profissional, a Psicologia da Aprendizagem também é aplicada no desenvolvimento de treinamentos e programas de capacitação. Ela auxilia na identificação das melhores estratégias de ensino e na elaboração de materiais didáticos adequados para cada tipo de público. Além disso, a Psicologia da Aprendizagem também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, que são fundamentais para o sucesso profissional. Além disso, a Psicologia da Aprendizagem também contribui para a identificação e o atendimento de dificuldades de aprendizagem. Através de avaliações psicológicas e observação do comportamento dos alunos, os psicólogos podem identificar possíveis transtornos ou dificuldades que estejam prejudicando o processo de aprendizagem. Com base nessa identificação, são desenvolvidas intervenções específicas para auxiliar o aluno a superar suas dificuldades e alcançar um melhor desempenho acadêmico. A amnésia pode ser permanente e progressiva, como ocorre nas síndromes demenciais; ou transitória, como as decorrentes de estresse, uso de substâncias ou mesmo lesões, como na maioria dos acidentes vasculares cerebrais. [...] que os primeiros registros da sílaba são feitos com apenas uma letra, à qual se agregarão outras, posteriormente, levou Ferreiro à interpretação de que estes são fatos naturais do percurso, ou seja, são erros naturais e necessários à construção da aprendizagem. A psicolingüística salienta o caráter evolutivo da aprendizagem da escrita, para que a criança consiga descobrir o caráter simbólico da escrita, é necessário oferecer condições em que a escrita se torne objeto de seu pensamento. O método proposto por Bruner sugere que o ensino seja voltado para a compreensão do educando, para tanto é fundamental que os professores conheçam a realidade de seus aprendizes. Jerome Bruner, famoso psicólogo, desenvolveu um grande trabalho com respeito a teoria cognitivista de aprendizagem, sendo considerado um o representante máximo dessa corrente. A partir das concepções acima descritas surgem várias teorias com o objetivo de analisar, discutir e desenvolver formas de tornar a aprendizagem mais interessante para os educandos. A relação entre psicologia e aprendizagem na pedagogia é antiga e complexa, pois envolve diferentes perspectivas, abordagens e paradigmas, que se influenciam e se complementam mutuamente. A psicologia contribui para a pedagogia ao fornecer conceitos, teorias e métodos para compreender e explicar os processos de aprendizagem dos sujeitos educacionais, bem como para avaliar e intervir nos fatores que os facilitam ou dificultam. A pedagogia, por sua vez, contribui para a psicologia ao fornecer contextos, problemas e desafios para a aplicação e a validação dos conhecimentos psicológicos, bem como para a produção de novos conhecimentos sobre a aprendizagem humana. A aprendizagem é um dos fenômenos mais estudados pela psicologia, pois envolve a aquisição, a retenção e a modificação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, por meio da experiência e da interação com o ambiente.  psicologos volta redonda  é a ciência que estuda a educação, ou seja, o processo de ensino-aprendizagem que ocorre em diferentes contextos e níveis educacionais, com diferentes objetivos e finalidades.